A Magia é uma coisa muito séria, claro que envolve momentos de felicidade e transformação, mas com certeza experimentamos situações amargas, isso por que a magia é um reflexo da vida e ninguém é feliz o tempo todo.
Nyx é uma deusa do panteão grego, nasceu de Caos, e foi a segunda a nascer, pela mitologia, vemos a congruência da simbologia do Número 2, número feminino (assim como o 1 é masculino), um estudo mais aprofundado de numerologia e vai entender por que o feminino é ligado ao número 2. Foi esse esquema que na verdade batizou várias mitologias, inclusive a de que Eva veio depois de Adão.
Então, por ai já sabemos que seus mistérios são 100% femininos, serve para trabalhar nossa intuição, emoções, sabedoria, nascimento e morte, assim como todas as deidades femininas, pois também sabemos que a Lua também aparece muito frequentemente nos símbolos das Deusas.
Mas Nyx tem uma energia muito mais primordial, ligada ao começo de um universo inteiro! Pois foi uma das primeiras Deusas a gerar uma série de filhos que no fim construiu a mitologia. Enquanto as energias e os filhos de Gaia tem uma conotação mais "Terrena", ou seja, energias que a gente acessa para conseguir forças no mundo físico, beleza, prosperidade, etc, Os filhos de Nyx já tem uma conotação muito mais espiritual e envolvendo nosso universo interior. É como se fosse a nossa própria sombra, pois nossa consciência é minúscula dentro da imensidão que há dentro de nós.
Ao invocar Nyx, estará automaticamente chamando as energias para entrar na sua vida de uma maneira muito profunda, e que vão afetar você até mesmo quando você nem estiver sabendo, por que Nyx trabalha com as energias do nosso Subconsciente, nosso abismo interior, nossa sombra, da qual brotam todos os tipos de sentimentos, desde os melhores, que nos tornam pessoas melhores, até os piores, que nos revelam um caráter muito mais sombrio. Vemos ai basicamente que Nyx está representada como o próprio Subconsciente, o limiar da nossa consciência é a fronteira dos Reinos de Nyx. E vemos isso claramente ao anoitecer, quando olhamos para o céu, e vemos que existe MUITO mais além daquilo que podemos ver. Olhar para o céu noturno é perceber que existe algo além de nós, quando é de dia por exemplo, apenas vemos nuvens (pensamentos) e um céu azul, e o dia/sol, representa nosso consciente, mas é só a noite que mostra para você que existe muito mais além daquelas nuvens (muito mais além daquilo que você pensa, até sobre si mesmo) e revela para nós, todas as estrelas e pontos de luz que temos dentro de nós, e isso traz uma sabedoria revigorante, pois vemos que várias coisas acontecem ao mesmo tempo, boas e ruins, e as vezes nos encontramos parados na vida, achando que ela se resume a todo o tédio que vivemos, e mal sabemos que existe muito ainda a se explorar e se aventurar consigo mesmo e com a natureza.
Porém, se você analisar melhor, todas as Deusas tem filhos de variados tipos, e trabalhar com uma Deusa mãe também é trabalhar com seus filhos, que representam também várias coisas em nós, e se pararmos pra perceber, Nyx tem uma prole no mínimo interessante. Nota-se que seus filhos não possuem um caráter terreno como de Gaia, são muito mais Sutis e trabalham mais no plano astral/psíquico.
Com Érebos: Percebemos que seus filhos tem um caráter mais Sutil
- Éter: Um deus que representa o conceito de um "céu superior", literalmente um segundo céu, o céu vivido pelos Deuses. Também rege consequentemente o ar que os Deuses Respiram, diferente do nosso ar, mais denso e terreno.
- Hemera: Personificação da Luz do dia, aqui vemos que, a Noite é a mãe do dia também, e que o nascer do sol é literalmente um parto, e o fato desse parto ocorrer todos os dias,nos mostra o caráter que Nyx possui de gerar vida de forma incansável. Essa deusa rege o ciclo da manhã e pode ser acessada e experimentada até o meio-dia. É uma deusa de Pura luz e trabalhar com ela é sempre energizante.
Porém, o mais curioso é que Nyx tinha também o poder de gerar sozinha seus filhos, ou seja, criar aquilo que ela deseja com a própria força interior. (E sim, ela pode ser invocada para ajudar você a criar aquilo que deseja)
- Moros: É um deus ligado ao Destino, a morte, e as criaturas do tártaro. Vejo que nyx pariu esse Deus como forma de mostrar o próprio poder a qual até mesmo os Deuses do olimpo estão subordinados, pois nem do Destino eles escapam, sempre terão que encarar Nyx e seu filho moros no fim da vida. Temos aqui uma leve representação daquele sentimento de "um dia eu irei morrer", que aterroriza absolutamente todo mundo em uma determinada etapa de vida, é quase como uma lei, certa e primordial tal qual a própria deusa.
- Tânatos: Não só a promessa/lei da morte como a própria morte é regida por Nyx e seu filho Tânatos. A Morte vem por que ela é necessária para sustentar a vida. Se vivemos hoje, é por que alguém ou alguma coisa morre absolutamente todos os dias, isso inclui um ser humano e sua energia que será reciclada pós morte para gerar outro ser humano, assim como os animais e vegetais que matamos para comer. Diante desse ponto de vista, vemos que não há nenhum tabu aqui, pois os animais também precisam morrer para que outros venham a nascer, e nem a extinção parece ser um problema para a energia da vida pois ela simplesmente cria a todo momento. Tânatos é o ceifador, aquele que uma hora vai vir para executar o ato necessário para a perpetuação da vida. Porém, lembrem-se que os filhos de Nyx tem uma conotação muito mais Psiquica e astral, do que terrena. A morte física fica para os reinos da matéria de Saturno, Tânatos, representa a morte espiritual, o morrer para renascer, ainda na mesma vida, pois entende-se que quando a alma morre, cria-se um espaço novo para que possa renascer. Tânatos é uma entidade que pode sim, causar depressão nas pessoas, pois a depressão é como a morte da alma para que ela se rasgue toda por dentro, alargando seu interior, que terá muito mais espaço para cultivar novas coisas. Nossa resistência em mudar pode acabar invocando naturalmente essa entidade, e de repente nos encontramos em uma fase de morte, que envolve dor e sofrimento, mas cuja finalidade é sempre voltada para o fortalecimento e recriação. Não me surpreende que a palavra "Fenix" possui "Nix" em seu nome, pois essa Deusa rege e controla o fluxo de morte e renascimento a nível psíquico, e Tânatos apenas é o que cumpre a função.
- Hipnos: Deus do sono, não aquele relacionado ao descanso por esforço físico, mas aquele sono que vem para trazer para a alma uma conexão muito maior e conhecimento a respeito desse mundo interior que nós possuímos. Ou seja, através de Hipnos, a Deusa nos mostra absolutamente tudo auqilo que quer nos ensinar e ajuda a reconhecer a nós mesmos através dos sonhos. Hipnos também tem uma série de filhos que vale a pena estudar a respeito, os oniros, mas eu entendo ele como o Espelho de Nix, e a chave para o mundo dos sonhos, Nyx não só revela os limites da consciência mas como atravessar esses limites.
- Momo: É uma Deusa (sim, mulher) que rege a Zombaria, o sarcasmo, a burla e a crítica. Eu particularmente acho ela o lado mais Humorístico de Nix, humor negro como a noite inclusive, pois Momo rege as pegadinhas que o destino lhe trás, porém, são pegadinhas que muitas vezes, vem nos ensinar muitas coisas, mas são situações que nos deixam com raiva ou até tristes. A Sabedoria dessa Deusa é a de que com Humor, tudo se resolve, pois se substituirmos nossa frustração diante das peripécias do destino e utilizarmos a mente, ou até levar na esportiva e rir de uma determinada situação, veremos que na verdade nós que temos algo para aprender. As vezes achamos que estamos certos demais, e momo (Sob ordens de Nix) vem nos pregar uma peça para que nós entendamos que nem tudo está sob nosso controle. É uma deusa que vem nos dizer que ninguém é perfeito em suas obras, por isso é uma deusa ligada a crítica, mostrando que sempre tem um aspecto a ser melhorado em qualquer situação diante da vida, e que nada fazemos de forma perfeita, e tentar fazer tudo de forma perfeita pode até lhe trazer muitas frustrações e problemas. O Destino é imprevisível sempre, podemos apenas ter alguns Insights a respeito do que irá acontecer mas nunca de uma maneira ampla pois nossa mente tende a ver de forma limitada e Nix mostra seu poder quando, mesmo que levemente, achamos que estamos acima dessa força e que tudo vai sair exatamente como a gente imagina. Se não estivermos abertos para a imprevisibilidade, acabamos ficando fechados para o próprio crescimento, pois é certo que aquilo que nos pega de surpresa, as vezes nos faz ter que pensar mais rápido para superarmos aquilo, e quando assim fazemos, evoluímos, nos fortalecemos, e nos tornamos potentes para a vida. Também rege os poetas e escritores que fazem uso da mente analítica, rege nossa mente em estado de "Senso Crítico" Essencial para analisar tudo com cuidado e de forma ampla.
- Oizus: Angústia, miséria e tristeza. São sentimentos que absolutamente todo mundo quer evitar, e trabalhar com Nix nos faz abordar essas situações de maneira diferente. O medo que as pessoas tem de sentir tristeza angustia e miséria, faz elas viverem uma vida de ilusão que evita sofrimento a todo custo, e no meio disso, acabamos apenas nos decepcionando e tendo que encarar a tristeza de frente. A tristeza é sábia, ela vem para dizer que algo não está certo, agradável, vibrando com a energia da vida. Temos que aceitá-la como uma professora muito chata mas que vai estar certa em algum ponto em que não queremos admitir, e fugir dela é tolice. Sempre que estiver angustiado e ruim, experimente a sensação o tempo SUFICIENTE para que possa ser digerida e transformada, não adianta também se auto-sabotar e tentar superar a tristeza com algo feliz de forma repentina ou prazeres hedonisticos, temos que encará-la, aprender aquilo que precisamos, e só assim a própria tristeza vai embora sozinha, mas deixando você muito maior para alguma coisa.
- Hespérides: Existem as Deusas e as ninfas, me limitarei as Deusas. Regem uma parte do dia igualmente Hemera, mas já são basicamente o portal para a noite. As Hespérides regem o período da tarde, até o seu crepúsculo, anunciam o fim do dia e o colhimento daquilo que foi plantado. As Hespérides sempre recolhem toda a energia que você utilizou durante o dia para que no fim, possa experimentar a Ambrosia, que seria basicamente a recompensa. Mas, as Hespérides estão relacionadas ao trabalho puramente espiritual, regem o sucesso que temos ao trabalhar com nós mesmos no sentido de aperfeiçoamento interno, caráter. Enquanto de Noite, parimos os sonhos, de dia tentamos conquista-los, e para conquistar qualquer coisa, temos que trabalhar nossa energia interna. Elas também trazem a mensagem de que o constante trabalho espiritual, nos aproxima para uma forma mais relacionada a Deus, e por isso experimentamos a Ambrosia, um alimento que só os Deuses podem cultivar, ou melhor, só as pessoas que possuem um certo merecimento. O Fim do dia nos lembra o Outono, época da Colheita daquilo que plantamos.
- Nêmesis: A vingança divina. É uma deusa que distribui o Karma negativo de volta aonde ele pertence, era conhecida como "A Inevitável", por que nos mostra claramente, que quando uma energia superior a nossa decide nos punir (Ou melhor, nos Educar mas de uma maneira não tão agradável), não tem jeito, passaremos por provas e situações. Nêmesis vem também para ensinar você a assumir o próprio Karma, aceite bem aquilo que você de certa forma mereceu e reconhece, por pior que seja, ou até mesmo pede para que você reconheça onde você errou para colher aquilo que você não queria. Têmis é a lei fria e determinante, nêmesis é a que executa a lei, e Nêmesis geralmente é naturalmente invocada quando nos sentimos Indignados a respeito de alguma coisa na qual deixamos para que as forças celestes nos ajude a solucionar, e muitas vezes, acabamos presenciando a justiça divina sendo realmente feita diante de nossos olhos muito tempo depois. Pra trabalhar com Nêmesis, temos que nos colocar diante das duas situações, o Injusto e o Injustiçado, para saber como a Deusa irá se relacionar conosco. Se ela virá Tenebrosa e cheia de castigos, ou como um anjo com a promessa da Justiça, depende diretamente de como nós nos comportamos, os pensamentos e sentimentos que cultivamos, pois tudo aquilo que emitimos, retorna para nós. Nêmesis nem sempre significa equilíbrio, o sentimento de vingança tende a vir de forma arrebatadora, dinâmica e direcionada (as vezes mal direcionada) para alguma coisa, e se não soubermos utilizar e canalizar essa energia de forma equilibrada com as energias de Têmis (A Prudência), acabamos experimentando os dois lados de Nêmesis de uma vez pois tentamos se vingar com as próprias mãos e sem a menor noção do real merecimento para punir, sem portar a balançar e medir até onde a outra pessoa merece, sendo mais movidos pela raiva visceral, do que utilizando a mente. Acabamos experimentando o prazer da vingança sendo feita (Ou seja, Nêmesis em sua parte boa), mas acabamos por plantar nossa própria ruína ao mesmo tempo, pois uma vingança que não é equilibrada, tende a desequilibrar uma determinada situação, e graças a essas forças de Nêmesis e Têmis, o equilíbrio tende a voltar, e os débitos devem ser pagos (Nêmesis em sua face negra). Lição final: Se não souber se vingar de maneira inteligente, ponderada e com o real fundamento de manter a pessoa no devido lugar dela, prefira deixar que os tronos da Justiça Divina façam isso, invoque Nêmesis. (Mas sempre com Têmis)
- Apáte: O Engano, a Fraude. Muito interessante que Nix criou Nêmesis justamente por que criou Apáte. As vezes achamos que estamos se dando bem tentando sabotar outras pessoas, passar por cima delas para obter alguma coisa, pegar o caminho mais curto para conseguir alguma coisa, e é ai que não só enganamos outras pessoas mas antes de tudo, enganamos a nós mesmos. Por mais perfeito que seja o crime, haverá um preço a ser pago sempre. Essa prole de Nix vem para nós refletirmos a respeito do Autoengano, e do nosso senso de superioridade a respeito do que podemos fazer com as outras pessoas. Vejo aqui que Nix não é tola e para nos ensinarmos como superar uma determinada situação, temos que lidar com ela dentro de nós. Então plantou na psique humana essa energia de Fraude e Engano para que soubéssemos lidar com ela. É como um mal que vem com poder de aprendizado, e apenas nos damos mal se sucumbirmos a essas energias. Mas igualmente a tristeza, é um mal que muito tem a nos ensinar.
- Filotes: A amizade, carinho e ternura. Ou melhor, a verdadeira amizade, pois só nos consideramos amigos de alguém de verdade quando nos sentimos ternura e carinho por essa pessoa, o que nos faz Zelar por essa pessoa, pois a amizade favorece a coletividade. Viver só pra si é impossível, o mundo é troca constante e não cultivar amizades pode muito bem nos matar! Na amizade, aprendemos a importância do outro, e como um relacionamento amistoso é enriquecedor para a vida, e para nós também! Mas não nos atrelamos apenas ao que é positivo para nós, também desejamos partilhar coisas positivas com os outros! Até esse ponto, da pra ver que Nyx vem para fazer a gente literalmente "Sair da caixinha", aumentar nossa consciência, nos expandir, fazer crescer o nosso Diâmetro interior para poder se tornar potente para a vida, pois esse é o papel de toda DEUSA no fim das contas, nutrir e nos fortalecer para viver até a morte, e em Filotes, vemos que a amizade nos expande sempre, nos faz parar de pensar um pouco em si mesmos e pensar no outro, de uma maneira carinhosa, enrriquecedora.
- Geras: Deus da velhice. A Velhice é um dos sintomas de que a morte está cada vez mais próxima. Acredito que trabalhar com essa prole de Nyx, esse Deus, nos ajude a lidar com a velhice, a parar de cometer a tolice de se preocupar demais com as aparências, descartando a vaidade e dando valor ao que realmente importa. Perceber que ser Jovem vai além, novamente, daquilo que é físico. Só iremos se casar com Hebe (Ou melhor, seremos eternamente jovens) Se antes de tudo, soubermos superar o medo tolo da velhice. Acredito que o medo de envelhecer só torna tudo muito pior quando a pessoa estiver de fato envelhecendo, diminuindo sua auto-estima e facilitando a manifestação de Doenças. Pois é certo que, tendo a alma sempre brilhante, linda, jovem, e desapegada daquilo que é Material, iremos viver com muito mais saúde, brilho, e nossa juventude será detectada por absolutamente todas as pessoas, pois ela é um estado de espírito, e melhor ainda, cultivando a juventude interior, ficamos bem menos suscetíveis aos males da velhice, ou melhor, aos males do apego ao físico, pois sabemos que não somos velhos, e sim experimentamos a velhice.
Dizem que Hécate nasceu da União de Nix com Tártaro, e eu entendo basicamente por quê. Tártaro é uma divindade Sutil porém, ligada a terra e o tenebroso mundo subterrâneo das sombras, então a prole gerada por ambos, tem governo tanto dos céus, quanto dos infernos, e vemos muito bem que Hécate é uma Deusa triplice, reinando nos 3 reinos. Céu, terra e submundo. Hécate é a deusa das bruxas, ou seja, personificação do trabalho espiritual, da magia, da reforma interior e do poder de manifestação através das próprias formas, é através de Hécate que exploramos Nix, sempre com um olho voltado para fora e um olho voltado para dentro, pois tudo, no fim das contas, é reflexo de você mesmo. Hécate também representa nós seres humanos na busca de uma melhora interior significativa para nos tornarmos poderosos, mas com responsabilidade. Hécate é a filha de Nix que mais traduz e explica sua própria mãe e seus governos. Mas, Hécate não se limita apenas ao trabalho espiritual divino, ela tem ligação com o mundo material e constantemente demonstra sua magia através dele! Ela nos revela que nossos 3 mundos, o Superior o inferior e o terreno, são conectados, e isso vale para nosso próprio ser superior, ser inferior e ser terrestre. Tudo aquilo que é gerado por um, afeta o outro.
Nyx é uma deusa com um caráter construtivo, nem que seja necessário reconstruir, dissolver uma determinada coisa ou ser, para criar outro inteiramente novo. Ela nos é invocada para sabermos ser potentes para a vida e não ficarmos presos as limitações da mente consciente e daquilo que podemos ver. Ela é a rainha do mundo invisível e por isso ela possui um Elmo/Capuz/Diadema que a torna invisível. Ela é como o úmido, escuro e desconfortável negro que habita no útero, de onde nascem todas as coisas, ela é o útero universal, sua escuridão, sua energia de vida.
Volitas!